Mendigadores de likes a farra acabou no Facebook 0 265

O Facebook começou punir post que mendiga curtidas, comentários e compartilhamentos.

Foram milhões de reclamações sobre postagens que usam clickbaits, para finalmente o Facebook decidir punir esta prática.

O clickbaits, é uma prática usada com frequência por milhões de pessoas mundo à afora, no Facebook, principalmente aqui no Brasil. A ideia é induzir o seguidor a curtir a postagem, comentar ou compartilhar. Geralmente esses post carregam uma frase apelativa, para induzir a reação de alguém.  É comum ver as pessoas usando termos religiosos ou com pessoas doentes, tipo “Só quem é de Deus vai curtir e comentar”, imagens apelativas com pessoas doentes com “Deixe o seu amém, para fulano se curar”. Muitos usam também fotos e vídeos com mulheres seminuas, com frases prometendo algo além, se os seguidores curtirem ou comentarem, “curta se você quer ver mais”, “compartilha, comente e marque seus amigos” etc.

Os posts funcionam como “iscas” para atrair os usuários, ou seja, utilizam técnicas que induzem a pessoa a interagir com a publicação. Muitas vezes, em busca de diversão no Facebook, responder a estes posts se torna irresistível para algumas pessoas. Porém, essas práticas acabam prejudicando o algoritmo da rede social que, em vez de passar a mostrar conteúdo relevante para cada usuário, acaba mostrando informações que não agregam nada ao feed de notícias. Com a nova tecnologia que usa o aprendizado de máquina, no Facebook, a equipe responsável pelas revisões conseguiu avaliar e categorizar centenas de milhares de posts que aproveitam do engajamento indevido para atrair interação. O que quer dizer, que posts deste tipo serão menos vistos no feed notícias, pois serão rebaixados e não ficarão no topo da timeline, ou até excluídos, dependendo da gravidade da postagem.

Páginas que abusam da prática com frequências, serão orientados pelo Facebook e terão um tempo determinado para se adaptarem à mudança.

Em nota oficial, o Facebook afirma que publicações que pedem ajuda, conselhos, recomendações, dicas de viagem ou arrecadação de dinheiro por motivos válidos não serão afetados com a mudança, sendo punidos apenas conteúdos sensacionalistas e de spam.

Fonte: Facebook News Room

O que vocês acharam da decisão do da equipe de espiões do Facebook? Deixe sua opnião.

Guilherme Vilela
Fanático por leitura e, louco por games e tecnologia. Técnico em informática, WebDesigner. Atualmente estudo PHP/Java/Desenvolvimento para Android/Windows e Linux. Sempre me fascinei pelo mundo dos smartphones e plataformas de entretenimento.

Cometários

android-fans

Tópicos mais populares

Escolhas do editor

%d blogueiros gostam disto: