Google começou bloquear celulares sem certificação na Play Store 0 147

Nova política de restrição, atinge fabricantes de celulares piratas e usuários de ROMs Android customizadas.

Para combater a pirataria de dispositivos móveis, o Google começou a bloquear celulares na Google Play Store sem certificação da empresa. A restrição abrange desde os Google Apps, incluindo Gmail, Maps, YouTube, Google Vídeos, Google Livro etc. Até mesmo a loja oficial do Android, ficará inativa nesses aparelhos.

A medida irá afetar, principalmente, celulares de marcas desconhecidas, os famosos clones e modelos piratas. Também serão afetados smartphones com ROMs customizadas. Todo e qualquer Celulares que não tiver certificação, poderá perder total acesso à Play Store.

Esta nova diretriz do Google, reflete a preocupação da empresa com a segurança do Android e principalmente seus bilhões de usuários mundo à fora, que são alvos recorrente de vulnerabilidades, devido a pirataria.

Uma fonte do XDA Developers, afirma que a política do Google de restrição à fabricantes de smartphones, ficou mais enérgica desde o ano passado. A companhia teria alertado com antecedência sobre as mudanças. O processo de bloqueio automático de todos os aparelhos não certificados, teria sido iniciado no último dia 16 de março. Os celulares bloqueados passam a exibir um alerta em tela cheia avisando sobre a restrição e a indisponibilidade dos aplicativos da gigante das buscas.

Versões customizadas famosas do Android, como o LineageOS (antiga CyanogenMod), poderão desativar a restrição da Google Play no celular. Para estes, o Google oferece uma maneira de desativar a restrição, através do comando ADB, no computador. No entanto, o usuário precisa dominar esta técnica, para não danificar o funcionamento do dispositivo. Além disso, o usuário precisará obter o ID do aparelho, também através do ADB e, enviar para esta página do Google, para poder registrar e obter a licença genuína, para poder usar todas as ferramentas do Google no dispositivo com ROM customizada.

Via XDA Developers

Cometários

android-fans

Tópicos mais populares

Escolhas do editor

%d blogueiros gostam disto: