Loapi: o poderoso vírus que está destruindo celular no Brasil 0 112

Android Fans loapi-virus Loapi: o poderoso vírus que está destruindo celular no Brasil vírus que destro celular vírus tudo para android Loapi Kaspersky Lab android

O vírus afeta celular com o sistema Android, controla envio de mensagens, assina serviços de pagamentos via sms e pode até explodir o celular.

Um novo malware foi descoberto pela Kaspersky Lab, o vírus se apodera de aparelhos Android para enviar mensagens, emitir publicidades abusivas. O programa malicioso assume controle total do aparelho celular, além de assinar serviços pagos, minera moedas digitais como o Bitcoin, e em alguns casos, chega a deformar bateria, provocando superaquecimento e até mesmo uma possível explosão da bateria.

Android Fans enviar-mensagem-celular-android Loapi: o poderoso vírus que está destruindo celular no Brasil vírus que destro celular vírus tudo para android Loapi Kaspersky Lab android

O Loapi é um vírus que afeta dispositivos Android, ele controla os principais recursos do smartphone.

Segundo a companhia Kaspersky Lab, os países mais afetados pelo novo vírus, são os da América Latina. México, Brasil, Chile, Panamá e Peru são até agora, os países com maior número de dispositivos afetados pelo Loapi. Porém, o malware também já foi identificado em smartphones dos Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia.

 A companhia de Segurança Cibernética detalha que, o vírus avança por meio de anúncios falsos de antivírus ou aplicativos para adultos. Sua arquitetura é complexa, depois de instalado, o vírus solicita permissões de administrador para assumir o controle do dispositivo e, partir daí, instala módulos que afetam diferentes funções do celular, como controlar o envio de mensagens por sms.

 O vírus Loapi pode exercer as seguinte ações no dispositivo infectado:

  • Permitir a recepção de publicidade invasiva, as mais emitidas são de conteúdos adulto;
  • Controlar mensagens de texto;
  • Assinar serviços de pagamento via SMS sem deixar rastros;
  • – Permitir a realização de ataques que congestionam um site com tráfego até que ele fique impossibilitado de receber visitas (parecido com ataque DDOS)
  • Usar os as funções e recursos do celular, como bateria e conexão à internet, para minerar moedas digitais, fazendo com que o aparelho superaqueça, provocando exaustão da bateria e até explodindo-a.

O vírus se auto protege

Esse é um vírus extremamente complexo e tem auto defesa contra programas que tentar bloqueá-lo.

Se você instalar um antivírus para proteger o smartphone, o vírus Loapi, passará a enviar mensagens falsas afirmando que o aplicativo antivírus é malicioso, pedindo para que você o exclua. Ao tentar recusar, o vírus multiplica a quantidade de avisos até que você resolva deletar o antivírus.

O especialista em segurança da Kaspersky Lab, Nikita Buchka, diz que esse vírus tem como marca a versatilidade, que lhe permite atuar em “vários terrenos”. Ele pode criar sua própria defesa contra antivírus.

“O Loapi incorporou quase todas as características possíveis para poder usá-las para diferentes tipos de atividades maliciosas, com a intenção de ganhar dinheiro ilegal”, disse o especialista.

Nikita Buchka, relata que o vírus não tem capacidade de acessar dados de cartão de créditos, mas em contra partida, ele “pode destruir o celular”, já que captura todas as suas funções, deixando-o inoperante, completamente sem uso para o dono.

Kaspersky Lab relata que durante os testes realizados para detectar a capacidade do vírus, foi descoberto que o Loapi, força o aparelho de uma forma tão intensivo, que a bateria acaba pegando fogo, causando deformação e até a explosão do dispositivo.

 Como se proteger do vírus Loapi?

Primeiramente, saiba que se o seu telefone já estiver infectado, é muito difícil eliminar o vírus, adverte a empresa de segurança, Kaspersky Lab.

O vírus Loapi tem a capacidade de se proteger e, assim que houver uma tentativa de recuperar a administração do sistema, o programa malicioso bloqueará a tela do dispositivo e fechará a janela, impossibilitando de você acessar internamente o aparelho.

A companhia recomenda tomar as seguintes medidas de segurança:

Android Fans segurança-para-celular Loapi: o poderoso vírus que está destruindo celular no Brasil vírus que destro celular vírus tudo para android Loapi Kaspersky Lab android

  • Desativar qualquer opção que permite a instalação automática de aplicativos;
  • Se o seu dispositivo já estiver infectado, o recomendado é a instalação de um antivírus de uma marca reconhecida, de preferência, antivírus pago, com todos os recursos de segurança possível.
  • Certificar se o aparelho está com a versão mais recente do seu sistema operacional;
  • Não baixar roms personalizadas de sites não confiáveis. As próprias empresas fabricantes dos aparelhos, alertam que a troca da rom original por uma personalizada, impossibilita de receber novas atualizações, tornando assim o aparelho inseguro contra programas maliciosos.

E aí, tudo certo por aí no seu smartphone? Dê mais sugestões de segurança nos comentários!

Cometários

android-fans

Tópicos mais populares

Escolhas do editor

%d blogueiros gostam disto: