Android Oreo Go Edition, para celulares com 1 GB de memória RAM ou menos 0 341

Google desenvolve versão do Android Oreo para celulares de configuração simples e, otimizou seus aplicativos para economizar dados e memória.

Cumprindo promessa feita durante a Google I/O 2017, a  empresa de Mountain View, deve liberar a compilação do Android Oreo Go Edition para os desenvolvedores nas próximas semanas, mas ainda não se sabe quando os primeiros telefones com a nova versão do sistema devem chegar ao mercado. A ideia é que aparelhos com configuração mais “fraca” possa rodar o sistema sem exigir um hardware robusto, coisa que é impossível com o Android Oreo, para smartphones fraquinhos.

Com o Go Edition, qualquer empresa poderá criar smartphones com o novo sistema mobile. Para tornar o Android Go Edition mais leve, o Google fez também uma repaginada em seus aplicativos oficiais pré-instalados, para serem suportados no sistema. Apps como Google Search, Google Assistente, YouTube, Google Maps, Gmail, Gboard, Google Play e Chrome ganharam versões otimizadas para ocupar menos espaço no sistema e também consumir menos dados. Todos esses apps recebem o termo "Go" no nome, por exemplo, Chrome Go, Google Maps, YouTube Go etc .

Esses aplicativos deverão ocupar 50% a menos da memória do aparelho em relação à versão padrão do Android Oreo. Em smartphones com armazenamento de 8 GB, por exemplo, os softwares ocupam até duas vezes menos, aumentando a memória interna livre. O novo app de pesquisas (Google Go) pesa apenas 5 MB e promete consumir até 40% menos dados, deixando mais memória livre e melhorando o desempenho do aparelho.

O aplicativo Files Go será o gerenciador padrão do novo sistema. A ferramenta, que chegou nesta terça-feira (05) à Play Store, libera espaço no smartphone ao fazer uma varredura e apaga arquivos inúteis, como fotos e vídeos duplicados.

 Android Oreo Go Edition, ainda  também deverá ter uma área exclusiva na Play Store, com indicação de aplicativos otimizados para funcionar no sistema. O sistema, também deixará disponível a possibilidade de fazer o download de qualquer app ou jogo, mas de já adiantamos que os mesmo irá afetar no desempenho do aparelho, visto que o Android Oreo Go Edition é justamente para celulares de configuração simples.

Guilherme Vilela
Fanático por leitura e, louco por games e tecnologia. Técnico em informática, WebDesigner. Atualmente estudo PHP/Java/Desenvolvimento para Android/Windows e Linux. Sempre me fascinei pelo mundo dos smartphones e plataformas de entretenimento.

Cometários

android-fans

Tópicos mais populares

Escolhas do editor

%d blogueiros gostam disto: